≡ Menu

Brasil

cocaine-2907-ris

Roberta Brazil 1

Roberta Torres Dos Santos

Email: valorizacao.ssepp@gmail.com

 

 

 

 

Junte-se a LEAHN (Join LEAHN)

Estamos buscando o apoio de integrantes da ordem pública – policiais e agentes penitenciários – da ativa e reformados com o objetivo de apoiar uma declaração favorável à implementação de políticas de redução de danos e políticas de prevenção do HIV.

Precisamos conseguir 15,000 assinaturas! Ajude-nos!

imagesMostre seu apoio aqui

 

 

 

O que é redução de danos?
Uma posição oficial da Associação Internacional de
Redução de Danos (IHRA)

 

O que é LEAHN?

A Rede de Forças Policiais e HIV (Law Enforcement and HIV Network) é uma forma de conectar pessoas envolvidas na prevenção do HIV, particularmente aquelas que trabalham na aplicação da lei e na saúde pública. Seu objetivo é ajudar a construir parcerias globais e locais sustentáveis ​​para trabalhar de forma mais eficaz com populações vulneráveis, tais como pessoas que usam drogas injetáveis, profissionais do sexo, população carcerária, migrantes e homens que fazem sexo com homens (HSH).

Embora o foco da LEAHN seja a prevenção do HIV, reconhece-se que o papel da polícia na saúde pública é muito mais amplo e pode ser estendido para incluir temas como  abuso de substâncias, saúde mental, violência familiar e outros.

Conhecimento partilhado
A LEAHN é sinônimo de compartilhamento de informações e experiências. A rede oferece a oportunidade de compartilhar as melhores práticas, histórias de sucesso e estudos de caso no intuito de dar visibilidade ao papel da polícia na redução de danos e na prevenção do HIV.

Promoção e educação de pares
Por meio da LEAHN, profissionais de polícia e de saúde pública, localizados em qualquer lugar do mundo, podem oferecer conselhos práticos aos colegas sobre suas experiências com a prevenção do HIV e programas de redução de danos. Com essa liderança gerada e demonstrada, as abordagens locais serão mais eficazes na redução dos danos relacionados ao abuso de substâncias, à prostituição e à violência.

 

A resposta colaborativa à redução de danos
Para a redução de danos funcionar de forma efetiva, faz-se necessário um ambiente favorável, em que toda a comunidade se envolva no trabalho apoiado pela polícia e outras agências. É importante notar que a redução de danos não pode, e não vai, funcionar sem o apoio ativo e a liderança da polícia.
Existe agora maior conscientização de que o escopo do papel das forças policiais no combate uso indevido de drogas precisa ser levado em conta, e que, a fim de reduzir a vasta gama de danos atribuídos ao abuso de drogas, a polícia precisa estabelecer relações de trabalho eficientes com departamentos de saúde e organizações não governamentais.
As autoridades da lei estão agora em única posição única, na qual a polícia exerce um papel importante e ativo na redução do impacto das drogas na comunidade por meio do envolvimento em abordagens de redução de danos.  A polícia pode ser extremamente eficiente quando apoia e participa ativamente nas estratégias de redução de danos.

 

Partilhando conhecimentos e informações
A polícia está ciente da sua responsabilidade de implementar políticas e práticas que ajudem a criar um ambiente favorável, mas ainda precisa avaliar como apoiar essas iniciativas projetadas para lidar com os danos associados ao uso de drogas injetáveis, e em particular à propagação do HIV.

Também é importante que os criadores de programas de redução de danos entendam as dificuldades que a polícia experimenta ao lidar com questões de drogas em sua comunidade. Muitas vezes, a polícia está em posição conflituosa, dividida entre a pressão de diversos setores, incluindo mídia, comunidade e grupos empresariais, para remover os aspectos mais visíveis do mercado de drogas ilícitas.

A polícia também pode se sentir pressionada a tentar obter o seu direito de resposta “cem por cento do tempo em cem por cento dos casos” – o que é impossível.

 

Recursos:

Orientações sobre prevenção do abuso de drogas e doenças sexualmente transmissíveis.

Prevenindo contra as drogas e DST Aids Cartilha Educador

Prevenindo contra as drogas e DST Aids Populações em Situação de Risco

Sexualidade Prevenção das DST Aids e Uso Indevido das Drogas

 

Pesquisa e informações sobre uso de drogas injetáveis ​​e HIV / AIDS.

a contribuição dos estudos multicêntricos frente à epidemia de HIV-AIDS entre udi no Brasil

Aids e usuários de drogas injetáveis

drogas e redução de danos – uma cartilha para profissionais de saúde

 

O manual abaixo ensina como organizar oficinas sobre os temas listados.

Manual de utilização das fichas de referência

ficha sobre raça

ficha sobre promoção e prevenção

ficha sobre álcool e outras drogas

ficha de redução de danos

ficha sobre vulnerabilidade

ficha sobre violência e tráfico

ficha sobre turismo